You are currently viewing AE de Vila Meã potencia empreendedorismo feminino

AE de Vila Meã potencia empreendedorismo feminino

  • Post category:Formação

“Devemos trabalhar a autoconfiança, estimular para a criação, desenvolver a criatividade e potenciar a inovação, capaz de criar algo novo que fortaleça a vontade de crescer sem medos e sem bloqueios”, realçou Sara Lopes, formadora AE de Vila Meã, num workshop sobre empreendedorismo feminino.

“Seja empreendedor e saiba como criar o seu próprio negócio” foi o mote da ação desenvolvida por Sara Lopes, formadora AE Vila Meã do projeto formação modular (Projeto POISE-01-3524-FSE-003180-Formação Modular de Ativos), no encontro que reuniu cerca de duas dezenas de mulheres num fim de semana à volta da costura em Amarante.

Saber como desenvolver uma ideia de negócio, passar do desenho da ideia no papel à estruturação do negócio, da ação e intervenção na implementação, os passos a cumprir para que o projetado se possa concretizar, o quebrar de receios, a coragem de avançar na capacidade empreendedora que aportamos na execução do negócio, foram alguns dos aspetos abordados.

Na sua intervenção, Sara Lopes começou por realçar a importância da comunicação de uma empreendedora. “Saber como deve comunicar e qual é a comunicação interna que ela deve ter baseado nas suas crenças limitadoras e facilitadoras, condiciona de forma direta os resultados”, ressalvou.

“São vários os fatores que podem influenciar a criação de um negócio próprio, mas são sobretudo os bloqueios e os medos que a pessoa tem em falhar e arriscar que mais condicionam”, comentou, considerando determinante a orientação que se possa ter na decisão e fase de implementação do negócio.

O acompanhamento e o aconselhamento adequados são importantes para que o novo empreendedor possa avançar para o plano de ação, considerando os intervenientes, as parcerias, a proposta de valor, o propósito da empresa, a análise da segmentação e do público-alvo. Quanto ao investimento e à possibilidade de apoio ao financiamento dos projetos também foram apresentadas algumas medidas, plataformas e entidades onde é possível submeter projetos para comparticipação de fundos comunitários na implementação estruturada do novo negócio.

Para estimular o empreendedorismo, Sara Lopes acentuou que é essencial trabalhar continuamente a sua autoconfiança, o autoconhecimento e a autorresponsabilidade.

“O primeiro passo é olhar para dentro, parar e pensar sobre as nossas capacidades, o que queremos e o que merecemos. Às vezes, as pessoas não são confiantes, porque acreditam que não merecem ser empresárias”, referiu, reforçando a importância de potenciar a confiança pessoal e profissional.

O workshop sobre o empreendedorismo no feminino, orientado pela formadora Sara Lopes, foi dinamizado no âmbito de um fim de semana à volta da costura, promovido pela MB Decor e a Associação Empresarial de Vila Meã, em Amarante.

“Desafio Costura: venha fazer a sua peça de roupa” proporcionou uma imersão de dois dias na abrangência desta prática de transformação têxtil, que contou com a participação entusiasta de cerca duas dezenas de mulheres, formandas dos cursos modulares costura promovidos pela AE Vila Meã e MB Decor, provenientes de diversas localidades de norte a sul de Portugal.