“O movimento associativo tem um papel extremamente relevante”
António Jorge Ricardo vice-presidente da CM de Amarante

O vice-presidente da Câmara Municipal de Amarante, António Jorge Ricardo, destacou, na intervenção que fez durante a sessão de Tomada de Posse dos novos órgãos sociais da Associação Empresarial de Vila Meã, o “papel extremamente relevante do movimento associativo”.

“O movimento associativo tem um papel extremamente relevante, principalmente nos dias de hoje e deste passado mais recente, onde os empresários viveram e vivem num período inédito da nossa humanidade, como é o caso da pandemia que ainda não foi ultrapassada e que agora se acrescenta esta inqualificável e injustificável guerra que todos assistimos”, disse.

“É nestes períodos que as associações provam a sua verdadeira importância e a Associação Empresarial de Vila Meã mostrou isso mesmo, com um trabalho de proximidade, de resolução de problemas, de incentivo e motivação, por forma a mitigar este período negro na vida de todos nós”, acrescentou.

“A Associação Empresarial de Vila Meã é sem dúvida uma associação importante do nosso concelho, que reúne desde micro, pequenas e médias empresas, sempre na procura das melhores soluções para o seu tecido empresarial e consequentemente, para a qualidade de vida da população de Vila Meã. Realço a forma de trabalhar reivindicativa, mas colaborativa, realço também essa forma ambiciosa, mas também sempre disposta a apontar caminhos e soluções”, acentuou António Jorge Ricardo.

O vice-presidente da Câmara de Amarante enalteceu os planos estratégicos estruturais que a AE Vila Meã tem desenvolvido, destacando o Gabinete de Inserção Profissional (GIP).

“O GIP de Vila Meã presta um serviço essencial, seja no apoio a jovens e adultos desempregados na sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho, ou até mesmo no apoio às empresas no processo de recrutamento dos seus recursos humanos”, comentou.

António Jorge Ricardo apontou ainda que “uma autarquia tem a responsabilidade e o dever de estar ao lado de associações como estas que lutam diariamente, por vezes em situações complexas e adversas, mas sempre com objetivos e estratégias bem definidas no apoio a todas as empresas ou seus associados e comunidade em geral”.

“O município de Amarante não será exceção, estará ao vosso lado como parceiros ativos em tudo o que nos for possível. Valorizamos o vosso trabalho, a vossa importância para a sobrevivência e crescimento do setor económico, na capacitação das pessoas em vários setores de atividade, e acima de tudo, o trabalho de proximidade que desenvolvem com todos os associados tornando o território mais equilibrado e competitivo”, sublinhou, desejando que “possamos estar lado a lado num trabalho em rede, atentos às necessidades e que assim Vila Meã e todo o restante concelho possa crescer cada vez mais e se afirme a nível regional e nacional.

Coube ao vice-presidente da Câmara de Amarante encerrar as intervenções na sessão de tomada de possa, felicitando os novos órgãos sociais da AE Vila Meã com augúrio de sucesso para o mandato numa “caminhada que já dura há mais de 20 anos e que nos tem provado, dia após dia, a importância que esta associação tem para a região e para Amarante”.

“O vosso sucesso será o sucesso de Vila Meã, um território importantíssimo em especial pela sua posição geográfica, pelas suas boas acessibilidades, pela considerada densidade populacional que torna a região atrativa a novos investimentos, à fixação de pessoas, criação de riqueza, entre tantos outros”, concluiu.